O projeto “Ilíada e Odisseia - Ritmo e Poesia”, com curadoria da pesquisadora de artes Cacilda Teixeira da Costa, une os épicos da literatura grega antiga e a palavra cantada e rimada do rap. Com bases sonoras do DJ Babão e adaptações do Mc Max B.O., o projeto do Sesc-SP transporta para a cultura popular a tradição acadêmica, numa linguagem acessível a todos.
As performances dos cantos 1 e 2 da Ilíada e 8 e 9 da Odisseia, selecionados pelo professor de língua e literatura grega na USP André Malta Campos, estão disponíveis na página do Selo Sesc. Há ainda um documentário, dirigido por Sérgio Zeigler, disponível neste link.
A épica homérica, segundo especialistas, é do século VIII a.C., mas isso não quer dizer que esteja ultrapassada. O aedo, que cantava as histórias de cidade em cidade na Grécia antiga, tem sua versão atual nesse projeto. Por isso, o Clube Ler o Mundo Antigo-UFF convida você para essa viagem literário-musical.
A leitura do canto 1 da Ilíada tem início em 2 de outubro e a do canto 9 da Odisseia, em 3 de outubro. Nossos encontros serão sempre às 15 horas via Google Meet. Registre-se para receber o convite e o link.
Comments