Paulo Freire nasceu em 1921 no Recife, em uma família de classe média baixa. Sofreu com a miséria após a crise de 1929, que abalou sua infância e contribuiu para sensibilizá-lo e direcionar seu olhar para os mais pobres. Aos 22 anos, ingressou na Faculdade de Direito do Recife e passou a dar aulas de português na mesma instituição em que havia estudado, o Colégio Oswaldo Cruz.
Foi trabalhando no Serviço Social da Indústria (SESI), entre 1947 e 1957, que teve contato com a educação de adultos. Ocupou vários cargos importantes no setor público do Recife, nas áreas de educação e cultura. Lecionou Filosofia da Educação na Escola de Serviço Social da Universidade do Recife e, em 1959, doutorou-se em Filosofia e História da Educação, tornando-se professor efetivo dessas disciplinas na Escola de Belas Artes. Posteriormente, participou da fundação do Movimento de Cultura Popular do Recife. Nesse período, trabalhou com os movimentos sociais e alfabetizou centenas de adultos a partir de uma perspectiva crítica da realidade.
No período da ditadura militar, chegou a ficar preso por 72 dias e depois exilou-se no Chile e em outros países. Foi no exílio que Freire escreveu “Educação como prática da liberdade” (1967) e sua principal obra, “Pedagogia do Oprimido” (1970). Paulo Freire é o patrono da educação brasileira. Recebeu prêmios e homenagens de instituições renomadas de vários países.
Foi a partir dessas obras e de outros escritos que Paulo Freire desenvolveu a ideia de que “a leitura do mundo precede a leitura da palavra”, presente no texto “A importância do ato de ler” (1981), que leremos no encontro desta sexta-feira (25). Freire descreve a leitura de seu mundo na infância, seu primeiro contato com as letras e o aprendizado de ler e escrever. Como foi sua leitura do mundo? Como foi sua descoberta das palavras?
Venha debater com a gente e compartilhar suas experiências no CLUBE LER O MUNDO ANTIGO-UFF. Faremos a leitura integral e debate desse texto, que pode ser encontrado em nossa biblioteca. Sexta, 25 de setembro, às 15 horas, pelo Google Meet. Para participar basta você se registrar no site: https://leromundoantigouff.wixsite.com/home
Siga o Clube Ler o Mundo Antigo-UFF: @leromundoantigo.uff
Comments