top of page
foto para link.png
Foto do escritorLer o Mundo Antigo UFF

Dia Nacional do Livro: um pouco de história



Hoje, dia 29 de outubro, comemoramos o Dia Nacional do Livro. Essa data foi instituída para comemorar a inauguração da Biblioteca Nacional do Brasil, fundada no Rio de Janeiro em 1810 para abrigar o acervo da Real Biblioteca Portuguesa que estava no país desde 1808.


Diferentemente de como é hoje, na antiguidade os livros não tinham capa nem eram organizados por páginas. Os primeiros registros eram feitos em papiro e guardados em rolo. Depois dos papiros, os livros passaram a ser escritos em pergaminhos, o que ajudou na composição de antologias e na concretização de obras completas já que estes podiam ser costurados uns aos outros.


Na Idade Média os livros de papel ainda escritos a mão começaram a substituir os pergaminhos e em meados de 1455 viria a aparecer uma invenção que seria revolucionária para a história literária, a prensa de Johannes Gutenberg. Sua primeira impressão de um livro foi o exemplar em latim de 1282 páginas da Bíblia.


O primeiro livro impresso no Brasil foi, em 1810, a obra Marília de Dirceu, de Tomás Antônio Gonzaga.


Hoje em dia, além dos livros impressos, temos outro meio de acessar essas obras por meio dos livros digitais, sendo encontrados na internet em formato de PDF e ePUB. São os famosos e-books.


Nós do CLUBE LER O MUNDO ANTIGO-UFF já divulgamos aqui algumas campanhas para nosso público leitor, você pode acessá-las nos links:



E, com a ajuda dos participantes do nosso primeiro encontro, fizemos uma lista de leituras que nos marcaram. Você pode acessá-la clicando aqui


Para participar dos nossos encontros não se esqueça de se registrar aqui no site para receber os convites das reuniões. Nos siga no Instagra: @leromundoantigo.uff

21 visualizações0 comentário

Comentários


bottom of page